quarta-feira, 27 de abril de 2016

Diga não aos padrões



O mundo está cada vez mais chato, ou são as pessoas que estão tornando ele assim?
Vivemos em uma era onde ser magra é sinônimo de beleza, onde ser padrão folha A4 é o que está na moda e uma grande parte acha o máximo.
Lamentável... 
 Milhares de meninas, mulheres, sofrem, dia após dia pois não serem aceitas pela sociedade por causa do seu peso, mas não se questionam do peso da dor que elas carregam. É fácil lançar moda, achar bonito, aplaudir, quando se veste o número 36, ou um número mais baixo. É fácil dizer que ser magra é bonito quando se é magra, falar de aceitação quando se nasce assim. 
 Mas afinal, ser magra é ser bonita?
Sempre ouvi dizer que beleza se olha por atitudes, gestos, e pelo coração, mas e aí, seu coração também é magro? Ele cabe em uma folha A4?
 É triste ler que mulheres morrem a cada dia por culpa de dietas malucas, que perdem os movimentos do corpo, que precisam de tratamento de psicologo e psiquiatra, pelo simples capricho da sociedade. 
Mas afinal, pelo padrão vale a pena não é?
 A culpa está nas revistas, nos famosos que incentivam e não apoiam as mulher a serem como elas realmente são, a culpa é nossa. Agora pense um pouco, será que vale a pena passar dias sem comer, passar dias tomando remédios, dias chorando, dias se torturando para ser aquilo que não somos nós? O que tem de errado ter uns quilos á mais? 
Bonito mesmo é se amar, se aceitar, ser do jeito que somos, mesmo que o mundo diga que não é assim. 
 Sonhamos com uma sociedade que não diga "nossa como você está gorda", como se ser gorda fosse uma ofensa, como se usar o manequim 44 fosse um crime. 
Quero mais lasanha, mais pizza, mais hambúrguer, quero comer até minha barriga não aguentar mais, e não ter aquele peso na consciência de chegar alguém e dizer "você não deveria comer tanto, já viu se você engorda?", como se engordar fosse o meu maior problema. 
Como se já não bastasse a dor de ser apenas mulher, de já sofrer preconceitos, abusos, só pelo fato de ter nascido mulher, e o pior, ser torturada por mulheres. 
 Não vejo graça em se gabar pois é magra, por comer tudo que quer e não engordar, eu sei a maior parte das mulheres sonham com isso, mas será que vale a pena mesmo?
Chato é acordar todo dia e sentir nas costas o peso do mundo só por estar acima do peso que dizem ideal, chato é não poder por um biquíni pois a "gostosona" de manequim 34 irá fazer piadinhas sobre as minhas curvas, e que belas curvas as minhas. Chato é o mundo achar que peito, bunda, barriga malhada que definem você, ou melhor, que irão dizer se você é uma mulher como deve ser ou não, como se isso tudo fosse sustentar algum tipo de casamento e união estável. 

Hoje eu choro, a Maria chora, a Beatriz também chora, todas nós, juntas, em cima de uma balança que marca 80, 90, 150, enquanto lemos a revista mais vendida no mundo mostrando a mais top das atrizes, exibindo sua anorexia, seus distúrbios alimentares, como se isso, fosse uma coisa para se levantar e aplaudir.  Choramos por não poder sair na rua com um shorts, com uma saia, até mesmo um cropped, pois em gordinha não cai muito bem, nem vou falar sobre piercing no umbigo, nossa tem gente que trata como nojo, como se torturar, reprimir, apontar, e tentar moldar cada uma de nós não fosse uma atitude nojenta. 
Hoje nós dizemos não ao padrão, dizemos não a balança, não ao espelho, não a todos aqueles que dizem que é bonito, que é legal. Começamos a dizer sim pelo nosso bem estar, dizemos sim pois gostamos de ser assim, com nossas curvas, nosso peso, nossa essência, com nossa força e tristeza, colocada em cada fatia de bolo, pizza, quando alguém nos para e diz que não somos capaz, que não estamos dentro do padrão ideal. 
Hoje eu digo para vocês, o padrão ele não existe, não de ouvidos para a sociedade, de motivos para eles te aceitarem. 

Meu amor somos todos iguais, pesando 30, 40, ou 150, somos todos feitos de carne e osso, e não será o peso delas que irá dizer quem é melhor ou não. 
Se ame, do jeitinho que você é.

13 comentários:

  1. Se queremos emagrecer por questão de saúde, aprovadíssimo, mas se for pra "pirar " por um ideal inalcançável devemos refletir e procurar ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ro, verdade se for para pirar por causa de revista, comentários não vale a pena, mas também não julgo, pois não é fácil conviver com isso tudo. Devemos sempre refletir, absorver, e amadurecer em cima disso, apoiar todas as que sofrem, e mostrar ao mundo que somos do jeito que somos, e não é revista, não é uma folha que vai dizer o contrário.

      Excluir
  2. Seu texto é perfeito e me fez até chorar, linda!
    Sempre fui gordinha, tenho 1,58 e pesava 82kg mas sofro de anorexia e cheguei aos 43. Fui internada com falha renal e os batimentos cardíacos super fracos. Hoje estou me recuperando e consegui chegar a um peso saudável, mas ainda me sinto mal sobre tudo isso.
    Entendo completamente o que você diz. Queria muito poder comer o que me desse na cabeça sem ser julgada ou ficar com a consciência pesada :(
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Carol, nossa que bom ler isso.
      Eu fui magra até meus 17 anos, mas sempre sofri com o "controle" de peso, muita pressão em algumas pessoas da família, não pode comer, não pode engordar, não vai entrar na roupa, isso é feio. E é horrível.
      Espero que você se recupere logo, e que vença tudo isso, e coma tudo que der vontade sim, você tem que se sentir bem, eu sei que alguns comentários, alguns olhares nos deixam mal, nos fazem chorar, perder a vontade de tudo, mas saiba que nós somos maiores que isso, e não é nosso peso que irá definir.
      De uma lição em todos aqueles que já te rebaixaram pelo seu peso, com seu sorriso, com sua auto estima, não importa qual peso for, apenas se aceite.
      E quero noticias suas viu, se algum dia precisar de alguém para conversar não hesite em me procurar.
      Um beijo gigante para você

      Excluir
  3. Perfeição de texto Tams (eu sou um 32/34) e também mulher magra apartir de determinada idade tem complexos muitos, mas abordaste esse tema digamos tabu, imposto pela sociedade e mídia. Como a Roberta escreveu se for para perder que seja por uma questão de saúde e não por outro tipo de problemas que originam anorexias, mulheres mais lindas do mundo.
    Cada uma tem de se olhar ao espelho e dizer "f.... eu amo-me e tenho orgulho em mim", independentemente do peso, o que conta é a alma da pessoa se é de bem ou mázinha, conheço de ambos os lados os dois tipos. É a educação que nos é transmitida e o que fazemos com ela quando somos adultas.

    Beijo. Amei o texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii minha diva, também acho que quando se é por questão de saúde não há problemas, tanto como auto estima, muita gente infelizmente não consegue ouvir as piadas, se aceitar e muda o peso, mas não julgo.
      Acho que a sociedade tem que cair em si e deixar de tentar moldar nós mulheres, de tentar mudar peso, peito, bunda, como se isso só importasse.
      É verdade existem pessoas boas e más, e de todos os tamanhos,e raças.

      Amo as suas visitas aqui, um beijaoo

      Excluir
  4. Texto lindíssimo flor! Eu iniciei a dieta por questão de saúde e está foi uma escolha que esta me trazendo muito qualidade de vida e auto estima. Mas, sempre digo devemos nos amar e aceitar como somos e tentarmos evoluir quanto seres humanos todos os dias por nós mesmo e pelo nosso crescimento!

    ResponderExcluir
  5. Amei tami <3
    Tami, sei que o assunto foi abordado a mulheres, mais por muito tempo sofri com isso também. Não pelo peso. Mas por outros fatores. Tami, ter conquistado vc e todos que conquistei desde que criei o canal, mostra que foi o certo
    Espero um dia falar sobre tudo o que passei e que afeta até hoje
    Bjão, te adoro <3

    ResponderExcluir
  6. Eu sofri muito com esses padrões Que a sociedade coloca. Hoje em dia não me importo. O importante e ser feliz. Faço reeducação alimentar para ter mais saúde e disposição para minha filha. Eu espero que um dia a sociedade mude.E faça propagandas para todos se aceitarem como são.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Amei! Mas é, eu uso 40~42 e até um tempo eu ficava triste por ter uma barriguinha saliente. Engordei 2kg com esse frio e já me veio a mente fazer aquelas dietas doidas pra perder esses 2kg urgente. Mas realmente? Tenho que fazer isso porque eu quero e não porque tenho medo dos padrões. Justo eu que luto tanto contra os padrões! Irônica essa vida né? Já desencanei, no frio eu como muito mesmo kkk

    Nuvem de Novembro

    ResponderExcluir
  9. Ser feliz é nos amar, e fazer o que é melhor pra gente, sempre,não é mesmo?! Super amei seu post <3

    http://joicearaujoblog.wix.com/joicearaujoblog

    ResponderExcluir